Ao embarcar numa viagem, o helicóptero de Yann Arthus-Bertrand quebrou em Mali, e o fotógrafo se viu obrigado a pousar num pequeno vilarejo, onde passou quase 48 horas, com um homem, suas três esposas e seus filhos, que o receberam muito bem. “De maneira simples e honesta”, sem lhe pedir nada, como relata Yann, o homem contou que sua única ambição era poder alimentar sua família.
|
Yann: "A quantidade de informação em circulação nunca
foi tão grande. Tudo isso é muito positivo. A ironia é que, ao
mesmo tempo, nós ainda sabemos muito pouco sobre os
nossos vizinhos. É preciso fazer um movimento em direção
à outra pessoa, entender o Outro" |
A conversa que tiveram nesse curto período emocionou tanto o artista que despertou nele o interesse de saber mais sobre a vida daquelas pessoas que fotografava. Foi daí que surgiu o projeto
7 bilhões de Outros. “Somos mais de sete bilhões na Terra, e não haverá um desenvolvimento sustentável se não pudermos viver juntos”, diz Yann. “Espero que cada um de nós estenda a mão e faça estes encontros para escutar outras pessoas e contribuir para a vida delas, adicionando as suas próprias experiências e expressando o desejo de viver juntos.”
Yann formou uma equipe de seis diretores para ir até os Outros. Foram 6 mil entrevistas com pessoas de 84 países diferentes. Todos responderam às mesmas perguntas sobre seus medos, sonhos, problemas, esperanças, que nos ajudam a entender o que nos une e separa. O resultado você confere abaixo.
Felicidade
Perdoar
Histórias de amor
Sonhos e renúncias