Lupa Cultural Image Map

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Arte de Rua, pelo italiano Blu

,


Sempre tive certa admiração por arte de rua. Andando pelas ruas mais antigas ou mesmo passando em frente aos prédios esquecidos de Ribeirão Preto, para mim sempre foi um passatempo tentar entender cada desenho grafitado e até mesmo simplesmente observá-los - mesmo jamais questionando quem seriam os autores.
E foi andando pelas ruas de Lisboa, quando tudo me encantava mais do que o esperado, que eu me deparei pela primeira vez com o trabalho do italiano Blu. Um artista cujo verdadeiro nome é mantido no anonimato, mas que tem feito sucesso por vários muros de diversos cantos do mundo com suas alfinetadas em grafite e em stop-motion. Seguindo o conceito de arte de rua, seus trabalhos exalam suas críticas sociais com certa ironia, muita criatividade e, algumas vezes, nenhum pudor.
Foi em 1999 que Blu iniciou sua arte pelo centro histórico de Bolonha, sua provável terra Natal. Seus trabalhos passaram a ser reconhecidos internacionalmente a partir de 2004, quando começou a participar de exposições coletivas e individuais. Seu website é uma espécie de Moleskine, onde guarda arquivados seus trabalhos, datados a partir do ano de 2000.
Como foi dito antes, Blu não ficou conhecido apenas com suas pinturas. Já é famoso na internet com seus trabalhos em stop-motion (técnica em animação) e seu trabalho mais recente nessa categoria é o Big Bang Big Boom. O vídeo retrata a evolução humana, dando vida ao grafite com um final um tanto trágico em 3D:


Produção: ARTSH.it /Trilha Sonora: Andrea Martignoni

Foto: Blu / Madri, Espanha



Foto: Blu / Lisboa, Portugal

Foto: Blu / Pluga, Itália

Para conhecer outros trabalhos do artista, clique aqui.

2 comentários to “ Arte de Rua, pelo italiano Blu ”

  • 25 de janeiro de 2012 às 19:01
    Bieelll says:

    Eu adoro o trabalho deste artista. Quando tentava desenhar, procurava sempre desenhos neste estilo. Óbvio que nunca consegui fazer nada nem se quer parecido com estas obras.

  • 1 de fevereiro de 2012 às 08:51

    Cada um tem seu estilo, Biel =) Mas tenho certeza que daria pra notar reflexos do Blu na sua arte!

Postar um comentário

 

Lupa Cult Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger Templates