Lupa Cultural Image Map

domingo, 29 de janeiro de 2012

"Mazzimo Silenzio" Nove mil lâmpadas em sincronia no Rio de Janeiro

,


O artista plástico italiano, Giancarlo Neri, inaugurou na última sexta-feira, 27 de janeiro, a instalação “Massimo Silenzio” — Máximo Silêncio.  A primeira vez que obra foi exposta foi para o Circo Massimo, em Roma. Na ocasião, a exposição recebeu cerca de 300 mil pessoas em apenas cinco dias. Depois de passar por Madri e Dubai, agora, os globos luminosos e multicoloridos de Neri desembarcaram na Praça Paris, no Bairro da Glória, no Rio de Janeiro, pelo programa de arte pública do Oi Futuro.

Foto: Gabriela Sant' Anna
Com cerca nove mil lâmpadas o italiano transformou a Praça Paris em um jardim mágico em que as flores mudam de cor a cada 12 segundos. De acordo com Neri, os globos em exposição são bem simples, de um material próximo ao kitsch — muito usado pelos chineses. O artista programou a obra para ter uma descontinuidade luminosa, que resulta em pulsações multicoloridas dando um movimento único para a instalação que ficará em exibição até o dia 4 de fevereiro.

Foto: Gabriela Sant' Anna
A intenção do italiano, como declarou ao crítico Achile Oliva, é provocar o mesmo estado de emoção em uma criança de seis anos, mas também, tomando emprestadas suas próprias palavras, na sua  "tia Margherita, que tem mais de 70 e foi professora da escola primária”.


 
— Parece que o autor conseguiu essa façanha. Ontem, quando fui visitar a exposição, a Praça Paris estava cheia de pessoas de todas as idades com as mesmas expressões: Que bonito! É lindo não é? — Ou simplesmente lhes cabia o silêncio — Principalmente o dos casais.


Como sempre, a ideia da obra nasceu de um fato cotidiano. A mulher do artista comprou uma luminária na megaloja Ikea, mas, ao contrário do efeito que pretendia criar com lâmpadas brancas, a luminária alternava tons coloridos.  



Giancarlo Neri

Neri não parece ser um artista de galerias, ou melhor, suas galerias são ao céu aberto. O italiano prefere trabalhar em locais em que as suas obras possam ser vistas pelas pessoas. Seu primeiro trabalho foi realizado em 1981, desde então, ele  sempre optou por instalar suas obras no meio da paisagem urbana. 

Em sua primeira exposição pública, Neri usou os prédios em frente ao seu apartamento aplicando pinturas sobre um painel colocado nas janelas. Após isso, o artista chamou as pessoas para verem a paisagem alterada de seu próprio ponto de vista — a janela de sua casa.



Serviço:
Data: sexta-feira, 27 de janeiro de 2012 - sábado, 4 de fevereiro de 2012
Horários: das 19h00 às 24h00
Local: Praça Paris - Glória, Rio de Janeiro
Entrada Franca


Máximo Silêncio, de Giancarlo Neri, em Madri!

0 comentários to “ "Mazzimo Silenzio" Nove mil lâmpadas em sincronia no Rio de Janeiro ”

Postar um comentário

 

Lupa Cult Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger Templates