Lupa Cultural Image Map

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Arte no guarda-roupa: pinturas que inspiram a moda

,


Que Audrey Hepburn é inspiração para as milhares de bonequinhas de luxo do século 21 você já sabe. Da era de ouro dos musicais de Hollywood até as superproduções com tecnologia de terceira dimensão, já passaram pelas ruas mulheres com o cabelo comportado de Greta Garbo, roupas masculinas de Diane Keaton — no filme Annie Hall — e os acessórios delicados da queridinha dos indies, Zooey Deschanel.


O cinema é sem dúvida um ditador das roupas que estarão penduras no cabide. Mas e se os ícones da moda fossem inspirados por uma outra arte? Embora inusitada, não é nova a ideia de trajar obras de artistas plásticos como Renoir, Van Gogh e Monet. Já nos anos 60, o estilista Yves Saint-Laurent juntou os dois ingredientes — arte e moda — em uma mesma receita com a Coleção Mondrian, inspirada no artista holandês homônimo.


Mondrian por Yves Saint-Laurent
Na última edição da Semana de Moda de Nova York, em setembro de 2011, as passarelas também se transformaram em um verdadeiro museu a céu aberto. A grife Rodarte, das irmãs Laura e Kate Mulleavy, apostou na noite estrelada e nos girassóis de Van Gogh para compor a coleção primavera verão 2012 da marca.


Grife Rodarte na última Semana de Moda em NY
O designer de sapatos, Christian Louboutin, também apostou na elegância dos quadros para compor o lookbook outuno-inverno 2011. Com a ajuda do fotógrafo Peter Lippmann, Loubotin recriou pinturas famosas de artistas como François Clouet e Jean-Baptiste-Camille, com uma pequena adição — os sapatos da grife.





Pensando nesta associação entre peças do vestuário e aquarela, selecionamos cinco modelos para você se inspirar:

1. Estilista Emanuel Ungaro e Andy Warhol



   Ungaro, nos anos 90, se inspirou no precursor do Pop Art, Andy Warhol, para compor a estampa deste vestido da Parallèle


2. Jean Paul Gaultier e Lucas Cranach


O quadro Porträt der Herzogin Katharina von Mecklenburg, foi a aposta do estilista Jean Paul Gaultier para este vestido primavera-verão, de 2005. 


3. Tom Wesselmann for Yves Saint-Laurent


Sem dúvida, Saint-Laurent é um apaixonado por artes. Desde a coleção Mondrian, em 1965, o estilista já costurou Picasso, Delacroix e também Wesselmann, que também foi um dos principais nomes do Pop Art nos anos 60.  


4. Henri Matisse e Vivienne Westwood

Os contornos da série Femmes et Singes, de Henri Matisse, estamparam o vestido da coleção "Nostalgia of Mud" de Vivienne Westwood.

5. McQueen e Escher

As peças da coleção 2009 outono-inverno de Alexander McQueen deram espaço para as famosas metamorfoses do holândes M.C. Escher.

0 comentários to “ Arte no guarda-roupa: pinturas que inspiram a moda ”

Postar um comentário

 

Lupa Cult Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger Templates