Lupa Cultural Image Map

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Exposição sobre a "Índia" no CCBB RJ divide opiniões

,




Desde outubro de 2011, o Centro Cultural do Banco do Brasil - CCBB conta com a exposição "Índia", que faz parte da comemoração dos 22 anos do local. A mostra abrange os três mil anos da cultura indiana, reunindo elementos antigos e  contemporâneos. Para ajudar o visitante a entender melhor a diversidade de etnias, religiões e línguas oficiais país estão expostos objetos como roupas tradicionais, cartazes dos filmes de Hollywood e retratos de figuras religiosas. Com curadoria de Pieter Tjabbes, esta foi maior exposição de 2011, ocupando 18 salas com mais de 300 obras divididas em quatro módulos: Homens, Deuses, Formação da Índia Moderna e Arte Contemporânea.

O acervo conta com peças dos museus de Arte Asiática (Berlim), Rietberg (Zurique) e Volkenkunde (Leiden, na Holanda), além de itens de instituições privadas e de colecionadores particulares indianos. As obras de idade mais remota são as do segmento religioso, a exemplo da escultura em pedra do ano 200 a.C. que representa uma deusa mãe, equivalente às imagens de nossa senhora, para os católicos. No final do percurso, aguarda o público uma ambientação cenográfica, onde é permitido fotografar, constituída de um riquixá, um triciclo motorizado usado como táxi (chamado tuk tuk) e três manequins vestidos com figurinos típicos.

Apesar de ser uma ótima opção cultural, a mostra está dividindo opiniões. Existe o grupo dos que amaram a exposição e querem viajar o mais breve possível para a Índia e os que a acharam que um pouco exagerada. Diego Rocha, Turismólogo, 22 anos, acredita que a exposição ficou ilusória mostrando uma Índia como ela não é,  já Leonardo Messias, 33 anos, se encantou com o que viu “adorei, fiquei encantado, e com mais vontade ainda de conhecer a Índia, pois só de ver já fiquei assim imagine vivenciando tudo?”. Então o melhor a fazer é ir visitar a exposição que fica no CCBB até o dia 29 de janeiro e tirar suas próprias conclusões, conte-nos depois o que achou.

Foto: CCBB

0 comentários to “ Exposição sobre a "Índia" no CCBB RJ divide opiniões ”

Postar um comentário

 

Lupa Cult Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger Templates