Lupa Cultural Image Map

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Era uma vez... "Alice no País de Arthur Rackham"

,


Você já conhece a história: a curiosa Alice cai na toca do coelho que ela seguia e descobre um mundo que cabe apenas à imaginação. Carrol contou muito bem, é verdade, — mas arrisco dizer que Alice só encontrou o País das Maravilhas quando ele foi desenhado pelas mãos de Arthur Rackham. O artista britânico foi o responsável pelas ilustrações das mais conhecidas histórias infantis: Contos dos irmãos Grim (1900), Peter Pan (1906) e Alice no país das maravilhas (1907). A carreira de Rackham como desenhista começou em 1892, quando ele largou seu emprego para trabalhar no jornal "The Westminster Budget" como repórter e ilustrador.

Apesar de John Tenniel ter sido o ilustrador da primeira e consagrada edição de "Alice in Wonderland" (1865), Rackman trouxe uma espécie de visão romântica para a menina. Publicada em 1907, a edição com ilustrações do desenhista britânico sofreu duras críticas dos fãs, que alegaram que um universo como o de Alice não deveria ser modificado.

Alice, por John Tenniel
O próprio Tenniel zombou de seu sucessor nos livros de Carrol, — convenhamos que entre desenhistas, cartunistas e ilustradores não há melhor forma de zombar do que com uma charge — foi o que Tenniel fez.

Intitulada “A Alice de Tenniel reina suprema” — que presunção — a charge mostra a menina indagando ao chapeleiro quem eram as criaturas engraçadas que chegavam para o desaniversário. Quando as tais "criaturas", que na verdade eram as novas Alices de Rackham, se aproximam, a Alice de Tenniel exclama espantada: — "Curioso, cada vez mais curioso" (frase famosa do livro de Carrol).
Mesmo com os deboches, o ilustrador respeitava Tenniel e conseguiu oferecer a Alice o que Tenniel só alcançou no papel: vida. O ilustrador deu a protagonista da história um tom de humanidade e também dramatizou os traços tradicionais de seu antecessor. Rackham apurou a imaginação humana e deu para as crianças e adultos de várias gerações, o País das Maravilhas como conhecemos — ou sonhamos — hoje.

Algumas ilustrações do livro (não necessariamente em ordem de acontecimentos):







Mais imagens em Bug Town



0 comentários to “ Era uma vez... "Alice no País de Arthur Rackham" ”

Postar um comentário

 

Lupa Cult Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger Templates