Lupa Cultural Image Map

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Dica de filme: Uma Onda no Ar

,


É sábado de muito sol em Ribeirão Preto e para aqueles que querem evitar câncer de pele e insolação, indico que assistam o longa nacional Uma Onda No Ar, dirigido em 2002 por Helvécio Ratton.
Indico esse filme não só para entretenimento, mas para que vocês possam fazer uma análise da realidade do nosso país. Uma Onda No Ar retrata a história de uma rádio comunitária, que foi fechada três vezes pela polícia e reaberta quatro. Criada em 1981, em plena Ditadura Militar, a Rádio Favela foi montada por um pequeno grupo de moradores da vila Nossa Senhora de Fátima, em Belo Horizonte. O objetivo era conscientizar, informar e educar a população do morro.


O que é falado logo no início do filme retrata bem a realidade do país inteiro: as escolas públicas são lecionadas por professores de classe média, pessoas que não conhecem a realidade da favela. Então, ao passo em que o que é ensinado ali não condiz com a realidade daquelas crianças, naturalmente esses jovens perdem o interesse e, por falta de informação e de formação, caem no tráfico de drogas.
A partir do momento em que o grupo denuncia os maus tratos da polícia, o racismo e o preconceito devido à desigualdade social, a Rádio Favela chama a atenção das autoridades, que tentam acabar com a rádio. O filme mostra uma cena em que um grupo de policiais invade o morro e, ao identificar os radialistas, indaga: “Quer dizer, então, que tem racismo no Brasil?! Vocês estão jogando a gente contra a sociedade!” deixando transparecer a hipocrisia de uma classe “esclarecida”.
A Rádio Favela representa a comunicação comunitária, que é explicada por Cicília Peruzzo como uma contra-comunicação que pratica a liberdade de expressão, que conscientiza e democratiza o acesso da população aos meios de comunicação. A Rádio Favela não foi o único veículo alternativo criado durante a Ditadura Militar. Na realidade, foi durante esse regime que cresceu o número de iniciativas desse gênero, que buscavam enfrentar o governo e informar a sociedade sobre o que a mídia usual não informava (como no caso dos abusos dos policiais, do racismo e da discriminação social).
Uma Onda no Ar é um filme que incentiva o trabalho das mídias comunitárias, pois em pleno momento de opressão, lutou pela liberdade de expressão, lutou por um espaço legal que a permite, até hoje, divulgar grupos musicais sem condição econômica, que leva os jovens do morro para dentro da rádio, dando a eles também espaço para se informar e informar aos outros indivíduos aquilo que realmente os interessa.
Então, fica aí uma dica de filme para o final de semana. Aproveitem!

0 comentários to “ Dica de filme: Uma Onda no Ar ”

Postar um comentário

 

Lupa Cult Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger Templates