Lupa Cultural Image Map

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Os figurinos mais marcantes do cinema no "Hollywood Costume"

,


Joana D'arc (1948)
Tudo é pensado com minuscia na hora de produzir um filme: o roteiro, os personagens, o cenário e também o figurino. No Oscar, prêmio já consagrado da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, a categoria de "Melhor Figurino" não existia logo no início da premiação norte-americana, mas, em 1948, os olhares da comissão julgadora passaram a dar atenção para quem se preocupa com os mínimos detalhes na hora de compor a roupa que deve se encaixa com a personalidade de um determinado personagem. Os primeiros filmes a serem vencedores nesta quesito foram os épicos Joana D'arc (1948) e Hamlet (1948).

Tão importante quanto as outras categorias do Oscar, a de Melhor Figurino revela forte influência no universo fashion. Para ser ainda mais clara, o que Greta, Audrey, Zooey, Hataway, Keaton e outros ícones da sétima arte usam no cinema, transformam-se em inspiração para o guarda-roupa de milhares de pessoas.

Da esquerda p/ direita: Diane Keaton, em Annie Hall, Zooey Deschanel, em 500 dias com ela, e Annie Hataway, em O Amor e Outras Drogas.

O que não significa falta de personalidade, bem pelo contrário, é aquela velha história mal resolvida sobre quem imita quem: a arte imita a vida ou a vida imita a arte — o que não importa muito quando você é mais um dos detalhistas observadores apaixonados pela escola de corte e costura que é o cinema.

Para você que admira muitas roupas que já apareceram na grande tela, o museu Victoria & Albert, em Londres, Inglaterra, irá expor na mostra "Hollywood Costume", de 20 de outubro de 2012 a 27 de janeiro de 2013, mais de 100 figurinos dos pernonagens mais emblemáticos da história do cinema, de 1912 até 2012.


A exposição, que tem curadoria de Deborah Nadoolman, tem o objetivo de mostrar o processo pelo qual um figurinista passa para transformar a roupa do roteiro para as telas, incluindo todo o contexto de mudança social e tecnológica que esses profissionais enfrentaram ao longo do último século.

Como em um espetáculo teatral, o Hollywood Costume está dividido em três atos. O primeiro é a descontrução, é quando a instalação convida o visitante para sentir-se na pele do figurinista, que transforma cada palavra do roteiro fio a fio, até constituir um tecido e, por fim, o figurino. Diálogo, como é denominado o segundo ato, tem a finalidade de examinar como o figurinista pode contribuir para a equipe de criação.  “El gran finale”, o ato 3, celebra os personagens mais queridos da telona: e aí entram a eterna bonequinha de luxo, com seu vestido preto, da grife Givenchy, e outros tantos figurinos que você gostaria de ter no seu guarda-roupas.

Confira algumas das roupas que estarão presentes no Hollywood Costume: 

O traje de Jack Sparrow, interpretado por Johnny Depp em'Piratas do Caribe'



A roupa de Kate Winslet, em Titanic


O Vestido usado por Marlene Dietrich em Angel



0 comentários to “ Os figurinos mais marcantes do cinema no "Hollywood Costume" ”

Postar um comentário

 

Lupa Cult Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger Templates