Lupa Cultural Image Map

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Por trás das lentes de Antanas Sutkus

,


Numa tentativa de fugir da loucura do Carnaval, fui parar em Curitiba. Apesar de não encontrar quase nenhuma alma viva (passei até por zumbis!), a viagem valeu a pena. Para quem passar por lá até o dia 30 de maio, recomendo uma visita à exposição Antanas Sutkus: Um Olhar Livre, que reúne 120 imagens feitas pelo fotógrafo no Museu Oscar Niemeyer.

Nascido em 1939 na cidade de Kaunas, na Lituânia, Sutkus construiu sua carreira sob o regime comunista. Seu pai foi envolvido em um processo de reestruturação política durante os primeiros cinco anos da ocupação dos soviéticos, com os quais não se identificava, e cometeu suicídio quando o fotógrafo tinha apenas um ano de idade. Pouco tempo mais tarde, após a chegada dos nazistas na Lituânia, sua mãe foi obrigada a se esconder, deixando-o com seus avós.

A convivência com eles aproximaram Sutkus do cotidiano simples das pessoas, levando-o a fotografar o povo lituano em suas atividades mais comuns. É essa simplicidade, aliás, que torna suas obras ainda mais excepcionais e nos relembra a importância de aproveitar os pequenos prazeres da vida.

A famosa fotografia de Jean-Paul Sartre
Mas os lituanos não foram os únicos que fizeram parte do trabalho de Sutkus. Em julho de 1965, Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir fizeram uma viagem para a Lituânia e, durante um jantar oficial, o fotógrafo teve a oportunidade de conhecê-los.

Na época, Sutkus tinha apenas 26 anos e viajou pelo país por cinco dias com o casal. Foi aí que ele fez uma das imagens mais famosas do filósofo: depois de revelar as fotos, Sutkus as enviou para Sartre que, satisfeito, passou a usá-las em algumas de suas publicações.

Antanas Sutkus: Um Olhar Livre
Museu Oscar Niemeyer
Endereço: R. Marechal Hermes, 999 - Curitiba (PR)
Quando: até 30 de maio de 2012

0 comentários to “ Por trás das lentes de Antanas Sutkus ”

Postar um comentário

 

Lupa Cult Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger Templates